"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A importância de um Núcleo de Tecnologia Educacional

A criação de um núcleo de tecnologia educacional(NTE), sem sombra de dúvidas, contribui significativamente para a qualidade do ensino de uma região.
O trabalho desenvolvido nesta área envolve a produção de projetos com a inserção de mídias e tecnologias no cotidiano escolar. Além de oferecer subsídios teórico-metodológicos aos profissionais do ramo(gestores e professores), sensibilizando-os para uma nova metodologia na educação com a integração de todos os recursos tecnológicos.
Em regiões em que as escolas já têm e/ou estão recebendo computadores para uso dos alunos, a criação de um NTE, se torna muito barata, diante dos benefícios que receberá: com três ou quatro computadores, conectados a internet através de banda larga, dois ou três Web Designers e um Designer Instrucional, é o suficiente para iniciar um trabalho neste sentido.
Afinal, usar o computador para continuar realizando tarefas tradicionais, não vai mudar em nada a educação, além de ser um grande desperdício do potencial desta ferramenta.
Muitos softwares ditos como educacionais são criados por pessoas que não entendem sobre aprendizagem e, por causa disso, acabam direcionando à diversão, deixando de lado a proposta inicial de fazer um programa educacional.
O papel do Designer Instrucional é planejar estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis em cada escola e criando, de forma personalizada,  situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada ciclo/série.
Hoje, a compreensão do potencial pedagógico de recursos tecnológicos na educação nas escolas está diretamente ligada ao desenvolvimento da qualidade de ensino de uma cidade.
Lilian Siqueira, 24/02/2011