"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Os laptops educacionais no cotidiano escolar

A implantação de laptops educacionais no cotidiano escolar está acontecendo gradativamente nas escolas brasileiras.
Ao iniciar este processo, é essencial a realização de adaptações estruturais para o recebimento dos laptops. Estes, costumam funcionar, sem recarregar as baterias, por volta de uma hora e meia a duas horas, por isso, é necessária uma adaptação na rede elétrica da sala de aula.
Por sua vez, para viabilizar o trabalho, é importante a escola dispor de estrutura de uma rede sem fio, pois, a Internet é considerada como um meio potencializador das funcionalidades do equipamento. E pode ser uma excelente aliada á prática pedagógica.
Além da infra-estrutura de rede wireless, também pode ser instalado um pequeno computador servidor que serve para compartilhar o sinal da Internet para todos os aparelhos da escola e também para fazer os backups, pois armazena os dados de todos os laptops. Para, caso algum apresente defeito, as informações das crianças podem ser recuperadas e colocadas em um novo aparelho.
Partindo de outro âmbito, a formação docente é um elemento significativo e necessário. Além da familiarização dos professores com a tecnologia, é interessante oportunizar momentos de reflexão e discussão quanto as possibilidades pedagógicas.
O laptop educacional e a conexão à Internet ampliam eminentemente o acesso a informações atualizadas que, muitas vezes, não estão disponíveis no material didático convencional.
Desta forma as informações disponíveis passam a não estar somente no livro didático e no quadro negro, mas, também, cada aluno passa a ter acesso a informações diversas sobre o mesmo assunto, diferentemente do contexto anterior ao uso do laptop e da internet, onde a mensagem da aula vinha tão somente do livro didático e do professor.
Esta significante alteração no padrão de "transmissão de conhecimento" aos alunos, sugere a necessidade de mudanças no fazer docente. E neste sentido, a metodologia de ensino baseada na figura do professor como detentor de conhecimento, precisou ser alterada pela metodologia de projetos de aprendizagem.

“A metodologia de projetos exige de cada aluno a capacidade de problematizar, pesquisar, selecionar informações, avaliá-las criticamente, testá-las e argumentar junto ao professor e seus colegas sobre sua validade e pertinência. [...]. Há aqueles professores que têm mais dificuldades em repensar o fazer pedagógico – deslocando o foco do processo educacional do ensinar para o aprender [...]” (CÂMARA DOS DEPUTADOS, 2008).

Com os projetos de aprendizagem os assuntos são trabalhados de maneira interdisciplinar; os professores, por sua vez, substituem o papel de transmissores do conhecimento pelo de orientadores, mediadores e parceiros dos discentes.
É importante estimular os alunos a registrarem suas observações, descobertas e questionamentos sobre os projetos que estão desenvolvendo individual ou coletivamente. É uma maneira de ajudá-los a exercer a autocrítica e a identificar suas potencialidades e dificuldades ao desenvolver o trabalho.
Esta nova postura do docente frente ao conhecimento, criando projetos interdisciplinares, e que se vale de laptops educacionais e dos recursos da internet, coloca o aluno como sujeito ativo de seu processo de aprendizagem, promovendo a sua autonomia e visão crítica, condizentes á atual conjuntura social em que vivemos.

“Talvez nossa sociedade tenha muito menos crianças incapazes de aprender e muito
mais ambientes incapazes de ensinar do que hoje percebemos.” Nicholas Negroponte

Lilian Siqueira, 21/07/2011