"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Webquest: motivação em sala de aula, sugere desafios aos alunos, utilizando a tecnologia


A WebQuest é uma atividade baseada em pesquisa orientada (em que toda ou parte da informação necessária se encontra na Web), norteando os alunos na navegação na Internet, que apresenta a grupos de alunos uma tarefa motivadora e delineando o processo, de forma a incentivar a aprendizagem cooperativa, a desenvolver o espírito crítico e a integrar a tecnologia, numa perspectiva construtivista da aprendizagem.
É um modelo que utiliza diversas estratégias de apelo à motivação e à autenticidade dos alunos. Pelas tarefas autênticas, realistas, que os confrontam com o mundo;
Eles vão realizar algo que não se limita a dar significado ao que fazem na sala de aula, mas que os leva a tomar decisões em resolução de problemas, a participar em debates/discussões temáticas, a lidar com aspectos da realidade, a desenvolver competência num determinado aspecto ao desempenhar um determinado papel cooperativamente num grupo e tudo isto envolve e motiva fortemente os alunos.
A Webquest é preparada pelo docente/mediador partindo sempre de um assunto ou tema, parte da disciplina a ser trabalhada, que deverá ser resolvida pelos aprendizes em grupos.
O tema é previamente escolhido pelo professor, com a finalidade que o alunos executem uma tarefa/atividade, cujo assunto proposto resultará em pesquisas que envolverão consultas a diversas fontes de informação, escolhidas de acordo com os critérios do docente.
Os recursos a serem pesquisados podem ser os mais variados possíveis, como por exemplo, vídeos, livros, documentários e até mesmo entrevistas feitas com pessoas, porém, majoritariamente, essas pesquisas são executadas através da web em sites e páginas de acordo e pertinência com a área de interesse a serem trabalhados em cada disciplina.
Por ser uma atividade trabalhada basicamente em grupo, além de favorecer um ambiente colaborativo, permite ainda aos alunos sentirem a necessidade de assumir diferentes tipos de papéis durante todo o processo, o que proporciona uma rica troca de experiências e reflexões críticas, da tarefa a ser desenvolvida.

O processo de construção de uma webquest, se desdobra em três etapas:
Planejar- O planejamento é o aspecto pedagógico da elaboração. É o momento de definir o conteúdo da webquest. É uma etapa de criação, que demanda tempo e reflexão, e não exige o uso do computador.
Formatar- A formatação é o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo (definido na etapa de planejamento) num gabarito que contém as seções típicas de uma WQ: Introdução, Tarefa, Processo, fontes de informação, Avaliação, Conclusão. Nessa etapa, vale incluir imagens, revisar e dar acabamento na webquest.
PublicarPublicar significa pôr a webquest no ar. É o momento de tomar as providências técnicas para que a webquest possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet.
Pode-se criar uma webquest, utilizando as seguintes ferramentas: Phpwebquest, vídeos, blogs e power point.