É muito comum nas escolas, o aluno questionar o porque ele
tem que aprender alguns conteúdos: _ Pra que saber física ótica, professora?
Tabela periódica? Eu nunca vou ter que usar isso!
Por esse motivo, o Professor Rui Canário já
disse: “Precisamos de escolas onde se aprenda pelo trabalho e não para o
trabalho.”
Para isso, podemos trabalhar com
projetos, criar projetos que dêem a oportunidade do aluno vivenciar de maneira
prática o conteúdo apresentado a ele.
Algumas escolas já contam com o auxílio de um Designer
Educacional para desenvolver projetos que façam o discente, de alguma forma
vivenciar e buscar estes conteúdos, sem precisar impor, porque, muitas vezes,
mesmo que de forma inconsciente, fazemos o aluno “engolir” as informações.
E eles apenas decoram, sem de fato aprender.
Este profissional trabalha criando e gerenciando projetos,
juntamente com os professores, e tem a função de reconhecer situações que dão origem a bons projetos, relacionando a temática com o conteúdo da disciplina a ser
abordada em sala, para que o trabalho tenha uma intencionalidade educacional; proporcionando
a aprendizagem cooperativa, de modo a incentivar o desenvolvimento da autonomia e visão crítica do aluno
e integrando as tecnologias, sempre que apropriado.
Trabalhar com projetos implica em desenvolver competências
para a atuação do aluno na sociedade atual, integrando conteúdos e
estratégias.
Entre as estratégias, vale contar uma boa história, propor um desafio,
fazer uma metáfora, uma comparação, usando recursos tecnológicos ou não.
Em geral, para que tudo aconteça de forma eficiente,
esses projetos devem ser executados em uma determinada seqüência.
Pois, a maneira e o tempo em que as atividades são colocadas em andamento, podem fazer muita diferença no resultado final. É por isso que projetos precisam ser cuidadosamente planejados, podendo utilizar como recursos o Mapa de Atividades e o Storyboard, afim de detalhar as etapas do projeto, organizar o trabalho da equipe e garantir o
sucesso da atividade, de forma a favorecer
um ambiente colaborativo, numa perspectiva construtivista de aprendizagem.
Lilian Siqueira
05/05/2012
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