Laboratórios móveis, redes, inteligências colaborativas, geolocalização, aprendizado baseado em jogos, conteúdo aberto. Achou essa lista futurista demais para ser usado em escala nas escolas do Brasil, públicas e privadas? Talvez ela não seja tão inalcançável assim. O sistema Firjan reuniu um grupo de 30 especialistas para analisar o estado do uso da tecnologia em práticas no país e fez prognósticos sobre quais ferramentas já estarão sendo usadas em escala em um horizonte de até cinco anos.
O estudo “As Perspectivas Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio Brasileiro de 2012 a 2017: Uma Análise Regional do NMC Report”, divulgado nesta semana, identifica 12 tecnologias emergentes que têm potencial para impactar o ensino, além das dez principais tendências e os dez maiores desafios da educação brasileira.
Projeto Conselho Consultivo
Larry Johnson, Project Director
NMC
United States
Bruno Gomez, Co-Principal Investigator
Sistema Firjan
Brasil
Andréa Marinho, Co-Principal Investigator
Sistema Firjan
Brasil
Maria Lucia Telles, Co-Principal Investigator
Sistema Firjan
Brasil
Samantha Adams, Lead Researcher
NMC
United States
Painel de Especialistas
Addy Miera
Baylor University
United States
Adriana Rocha Bruno
PUC/SP, UFJF e Open Univ.
Brasil
Ana Beatriz Guedes
Sistema Firjan
Brasil
Andréa Filatro
USP, FIA, UFSC, Mackenzie
Brasil
Beatriz Alqueres
PUC/RJ, SME/RJ, ACRJ
Brasil
Carlos Longo
HSM Educação
Brasil
Carlos Martín Restrepo Velásquez
Editacuja Editora Transmídia
Brasil
Cristiana Mattos Assumpçao
Colégio Bandeirantes
Brasil
Eliane Schlemmer
UNISINOS
Brasil
Eleonora Jorge Ricardo
UERJ/Estácio
Brasil
Fernanda Bocchi
Anhanguera Educacional S.A. e Epict Brasil
Brasil
Gilda Helena Bernardino de Campos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
PUC-Rio
Brasil
Jean Paul Jacob
IBM (Retired)
United States
João Mattar
PUC-SP/Universidade Anhembi Morumbi
Brasil
NMC
United States
Bruno Gomez, Co-Principal Investigator
Sistema Firjan
Brasil
Andréa Marinho, Co-Principal Investigator
Sistema Firjan
Brasil
Maria Lucia Telles, Co-Principal Investigator
Sistema Firjan
Brasil
Samantha Adams, Lead Researcher
NMC
United States
Painel de Especialistas
Addy Miera
Baylor University
United States
Adriana Rocha Bruno
PUC/SP, UFJF e Open Univ.
Brasil
Ana Beatriz Guedes
Sistema Firjan
Brasil
Andréa Filatro
USP, FIA, UFSC, Mackenzie
Brasil
Beatriz Alqueres
PUC/RJ, SME/RJ, ACRJ
Brasil
Carlos Longo
HSM Educação
Brasil
Carlos Martín Restrepo Velásquez
Editacuja Editora Transmídia
Brasil
Cristiana Mattos Assumpçao
Colégio Bandeirantes
Brasil
Eliane Schlemmer
UNISINOS
Brasil
Eleonora Jorge Ricardo
UERJ/Estácio
Brasil
Fernanda Bocchi
Anhanguera Educacional S.A. e Epict Brasil
Brasil
Gilda Helena Bernardino de Campos
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
PUC-Rio
Brasil
Jean Paul Jacob
IBM (Retired)
United States
João Mattar
PUC-SP/Universidade Anhembi Morumbi
Brasil
José Armando Valente
Unicamp/Massachusetts Inst of Technology
Brasil
Julio Alves
IME/ITA
Brasil
Lilian da Silva Siqueira
Instituto Pedagogia Informatizada
Brasil
Lilian Starobinas
Escola do Futuro/USP/Escola Vera Cruz
Brasil
Lucila Pesce
UNIFESP
Brasil
Luis Arruda
Sistema Firjan
Brasil
Lynn Alves
Universidade do Estado da Bahia e SENAI - CIMATEC
Brasil
Marco Silva
UERJ
Brasil
Maria Teresa Gouvêa
UFRJ
Brasil
Martha Carrer Cruz Gabriel
IDEZ, FIA, INPG
Brasil
Mary Rosane Ceroni
Mackenzie
Brasil
Melanie Lerner Grinkraut
Mackenzie
Brasil
Michel Cordioli Goulart
Fundação Cultural de Criciúma
Brasil
Patrícia Lins e Silva
Escola Parque
Brasil
Rosalia Maria Duarte
PUC/RJ
Brasil
Roseli Zen Cerny
UFSC
Brasil
Sandra R. H. Mariano
Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro,
Unicamp/Massachusetts Inst of Technology
Brasil
Julio Alves
IME/ITA
Brasil
Lilian da Silva Siqueira
Instituto Pedagogia Informatizada
Brasil
Lilian Starobinas
Escola do Futuro/USP/Escola Vera Cruz
Brasil
Lucila Pesce
UNIFESP
Brasil
Luis Arruda
Sistema Firjan
Brasil
Lynn Alves
Universidade do Estado da Bahia e SENAI - CIMATEC
Brasil
Marco Silva
UERJ
Brasil
Maria Teresa Gouvêa
UFRJ
Brasil
Martha Carrer Cruz Gabriel
IDEZ, FIA, INPG
Brasil
Mary Rosane Ceroni
Mackenzie
Brasil
Melanie Lerner Grinkraut
Mackenzie
Brasil
Michel Cordioli Goulart
Fundação Cultural de Criciúma
Brasil
Patrícia Lins e Silva
Escola Parque
Brasil
Rosalia Maria Duarte
PUC/RJ
Brasil
Roseli Zen Cerny
UFSC
Brasil
Sandra R. H. Mariano
Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro,
Brasil
Vani Moreira Kenski
SITE EDUCACIONAL LTDA, SENAC
Brasil
Vilson Josá Leffa
Universidade Católica de Pelotas
Brasil
Vani Moreira Kenski
SITE EDUCACIONAL LTDA, SENAC
Brasil
Vilson Josá Leffa
Universidade Católica de Pelotas
Brasil
Olá Lilian,
ResponderExcluirOnde conseguimos a versão full do Horizon BR para download??
Olá Pedro,
ExcluirO relatório completo está em http://porvir.org/wp-content/uploads/2012/11/conteudo-flipbook.pdf
Att.
Lilian