"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Conheça a Teachers TV

Conheça a Teachers TV


Através de uma plataforma web professores da Inglaterra conseguem acessar um arquivo de mais de dois mil programas audiovisuais com experiências bem sucedidas na área de educação realizadas por colegas de outras cidades. É a Teachers TV!

Há cerca de dois anos, o Departamento para Crianças, Escolas e Famílias da Inglaterra implantou uma plataforma de ensino digital voltada para atualizar os professores do país, visando ao sucesso escolar.

O projeto chama-se Teachers TV, no qual, via web, professores têm acesso, gratuitamente, a um arquivo de aproximadamente dois mil programas audiovisuais que revelam experiências e propostas bem sucedidas por outros professores de sua mesma cidade, estado ou país. Além de poderem baixar os vídeos, os profissionais de ensino têm acesso a conteúdos digitais e impressos que acompanham cada produto.

Um dos coordenadores do grupo da Teachers TV, Paul Ashton, em entrevista por e-mail ao RIO MÍDIA, revela que o segredo está exatamente no fato de que são os professores que ‘ensinam’ os professores. “Nesses últimos dois anos, recebemos inúmeros testemunhos de professores, inclusive de recém-formados, dizendo como as suas práticas mudaram desde que assistiram outro professor no nosso canal”, comemora.

Segundo Paul Ashton, os professores querem programas curtos, de aproximadamente 15 minutos, mas não abrem mão de qualidade, objetividade e criatividade. Acompanhe a entrevista.

RIO MÍDIA - O senhor pode explicar como e por que a Teachers TV foi inaugurada? Qual é a proposta desse projeto?

Paul Ashton - A Teachers TV foi criada pelo Departamento para Crianças, Escolas e Famílias da Inglaterra com o objetivo de melhorar os padrões de ensino e aprendizagem na Inglaterra (digo Inglaterra, e não Grã-Bretanha, porque a Escócia é um país separado em termos educacionais). A idéia é que os professores aprendam mais e melhor não pelo que falamos para eles, mas a partir do que eles vêem nas experiências de seus pares, nas experiências de outros professores. O papel principal do projeto Teachers TV é localizar boas práticas em escolas e tornar essas práticas disponíveis para que todos os professores possam assisti-las. Como todos os nossos programas podem ser assistidos em nosso site da web, isto significa que as boas práticas também podem ser vistas internacionalmente. Por meio do site, os professores têm acesso a planos de aulas e folhas de exercícios que acompanham os programas. Também transmitimos diversos programas para os professores exibirem aos seus alunos. Desta maneira, auxiliamos no preparo da aula.

RIO MÍDIA - De que forma são produzidos esses programas audiovisuais?

Paul Ashton - Todos os programas são coordenados por quatro pessoas. Três vezes por ano, elas conduzem e orientam o trabalho de doze produtoras independentes de TV. Espalhadas por diversas regiões do país (Nordeste, Noroeste, Região Central, Leste, Sudoeste, Londres e Sudeste), estas produtoras nos possibilitam ter um bom panorama de todo o país, ou seja, de todas as práticas e experiências dos professores. A equipe técnica fica sob a responsabilidade destas empresas. Fornecemos as informações e os conteúdos que queremos. Elas pesquisam por algumas semanas e depois enviam suas propostas. Discutimos em conjunto e refinamos os programas propostos. A partir daí, elas iniciam as gravações.

RIO MÍDIA - Essas produtoras recebem alguma orientação para produzir os programas sob uma determinada forma?

Paul Ashton - Não há uma diretriz oficializada no papel. Solicitamos “assistibilidade”, utilidade, observação de práticas interessantes, variedade, credibilidade e colaboradores cativantes e bem articulados. Pedimos as produtoras que evitem monotonia, fórmulas repetitivas, entrevistas longas, excesso de narrações e informações, já que podem ser transmitidas de uma melhor forma por meio da web.

RIO MÍDIA - Quais são os maiores desafios que a Teachers TV enfrenta no processo de produção dos programas?

Paul Ashton - Não há grandes dificuldades na produção, exceto a falta de recursos suficientes para a produção de todos os programas que os professores nos solicitam. Mas o grande problema que enfrentamos é a falta de acesso que os professores têm, via televisão, aos nossos programas. Nem todos os professores possuem o sistema Sky digital, que transmite o nosso canal. Há um sistema mais barato e mais acessível chamado Freeview, mas ele só transmite duas horas por dia a nossa programação. Estamos disponíveis em caráter permanente na TV a cabo digital e, claro, na internet de banda larga, mas gostaríamos de ter mais disponibilidade no ar. Também gostaríamos de produzir mais recursos para a sala de aula, pois os professores adoram isso. Na verdade, novamente, tudo é uma questão de orçamento.

RIO MÍDIA - Na sua opinião, que tipo de produto audiovisual os professores querem?

Paul Ashton - Boa televisão narrativa, já que os alunos adoram. Querem programas razoavelmente curtos (15 minutos aproximadamente) que mostrem um bom ensino. Programas que estejam disponíveis no ar e que também possam ser serem baixados pela web. Eles também desejam recursos de aprendizagem interativa para seus alunos, materiais que possam ser baixados pelos computadores das salas de aula e das lousas interativas.

RIO MÍDIA - Os professores foram amplamente consultados durante o estudo de viabilidade do projeto. As opiniões foram usadas para delinear o conceito do canal. Quantos professores estiveram envolvidos?

Paul Ashton - Mil professores, incluindo diretores. O governo fez a seleção através de uma agência de amostragem de mídia. Eles foram distribuídos regionalmente de acordo com uma base estatística. A pesquisa envolveu o envio de 40 amostras de programas em DVD por um período de seis semanas e a votação por questionários.

RIO MÍDIA - Quais são as maiores conquistas da Teachers TV até agora?

Paul Ashton - Em apenas dois anos no ar, conseguimos atingir quase um terço dos funcionários que trabalham nas escolas. Disponibilizamos, via web, um arquivo de quase dois mil programas – o primeiro e o maior do mundo, acredito. Nesses anos, recebemos inúmeros testemunhos de professores, inclusive de recém-formados, dizendo como as suas práticas mudaram desde que assistiram outro professor no nosso canal.

Artigo retirado do site http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/entrevistas/conheca-a-teachers-tv

2 comentários:

  1. Muito interessante, Lilian.
    Sou professora e sinto falta de uma programação televisiva voltada para o profissional do ensino.
    Afinal, atualmente, o professor é responsável pela educação de mais de 52 milhões de brasileiros, na educação básica e quase 6 milhões de alunos na educação superior.
    O público de professores no Brasil é muito grande e precisamos de uma atenção especial, afim de trocar experiências, divulgar novidades e, assim melhorar a qualidade do ensino deste país, transformando toda uma sociedade.
    Paula Silva
    Porto Alegre - RS

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  2. Lilian,
    Muito bom este artigo, os canais de televisão aberta, poderiam firmar acordos com prefeituras e empresas para fornecer programas voltados á educação.
    E, com certeza, teria uma boa audiência, visto que a quantidade de profissionais do ensino neste país é grande.
    Márcio
    Cinegrafista PPW - SP

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