"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mudanças na escola com as novas tecnologias

Tenho percebido pelas escolas que passo, que existe uma necessidade de mudança na metodologia de ensino. 
Vejo que algumas possuem uma excelente estrutura para receber o aluno. Porém, hoje, as crianças são mais ativas, “ligadas”; e o mundo vai exigir delas, novas habilidades, tais como, autonomia, liderança, capacidade de trabalhar em grupos, criatividade, resiliência, entre outras.
As escolas se modernizaram, e agora, utilizam salas de informática. Mas, simplesmente levar o aluno para usar o computador e continuar realizando as mesmas tarefas, não traz mudanças para a educação.
É importante que as aulas deixem de ser meramente expositivas e coloque o aluno para buscar as informações. Que o professor não seja mais o transmissor do conhecimento e sim o mediador, o colaborador, o parceiro.
É possível desenvolver uma nova metodologia de ensino, trabalhando com projetos e utilizando a tecnologia. Sei que, muitas vezes, os recursos são limitados. Mas, podemos buscar incentivo com empresas locais, por exemplo.
Para isso, é preciso planejar estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis em cada escola e criando, de forma personalizada, situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada ciclo/série.
Hoje, a compreensão do potencial pedagógico de recursos tecnológicos na educação nas escolas está diretamente ligada ao desenvolvimento da qualidade de ensino de uma cidade.
Lilian Siqueira
http://lilianead.blogspot.com.br/

3 comentários:

  1. Os municípios podem se unir para criar uma nova metodologia de ensino, dividindo os custos para criação de jogos e materiais didáticos que REALMENTE atendam ás necessidades atuais.
    Lilian Siqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, concordo contigo e estou nesta luta a muito tempo e o que noto não é somente a falta de verba mas sim a falta de interesse de alguns professores. É muito difícil a mudança. Tento fazer a minha parte e consigo com alguns mas a maioria continua com aulinhas sem nenhuma produção diferenciada.
      Estou realizando um Ead e meu Tcc é sobre este assunto. Metodologia diferenciada. Um abraço, Heloisa Sachs

      Excluir
    2. Muito bom o assunto do seu TCC, Heloísa.
      Penso em desenvolver um material didático diferenciado. Que atenda às reais necessidades dos nossos alunos. Mas, ainda me falta recursos para isso. Abraços! Lilian

      Excluir