"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." Nelson Mandela

O Designer Instrucional

Design Instrucional é uma área que atua em projetos ligados à Educação, em escolas, meios de comunicação, tanto no ensino presencial, como no ensino á distância, seja através de computador, televisão, vídeo, CD-ROM, etc...


No ensino presencial, este profissional especialista em informática na educação, auxilia na mudança de paradigmas da educação herdados ao longo dos anos. Ele é o responsável por relacionar a utilização das novas tecnologias como ferramenta auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem e tem a função de gerenciar os recursos, bem como planejar em conjunto com os professores atividades a serem desenvolvidas com os alunos utilizando a tecnologia disponível. É dele também o papel de significar para e com os professores a utilização da informática como recurso de sala de aula, transformando assim o recurso da informática em informática educativa.

Designer Instrucional ou Designer Educacional é um profissional capaz de analisar e explorar pedagógica e criticamente os recursos da comunicação e informação em múltiplos espaços educativos.

Trabalhando em conjunto com professores de áreas específicas, exerce a função de estudar e propor possibilidades de criação de materiais, novos recursos, atividades a cerca de determinado conteúdo, visando o desenvolvimento de habilidades e visão crítica dos alunos, além de proporcionar a possibilidade de uma aprendizagem efetiva.


No ensino á distância, ele vai garantir que um “apanhado de informações” tenha uma intencionalidade educacional, relacionando diversas variáveis: público-alvo, objetivos do curso, atividades práticas, avaliação da aprendizagem, particularidades do conteúdo, em uma linguagem própria, de acordo com as mídias utilizadas. Ou seja, este profissional tem a função de formatar o conteúdo dos cursos a distância, de maneira a facilitar o aprendizado dos alunos e garantir assim o sucesso do curso.


O Designer Instrucional é, antes de tudo, um educador. Esse profissional está envolvido em todas as etapas dos projetos educacionais - planejamento, desenvolvimento e implementação devendo atuar de maneira interdisciplinar na elaboração dos elementos não verbais que irão compartilhar com os elementos verbais na transmissão dos conteúdos didáticos, tendo em vista que, o simples acesso ao conteúdo não garante um aprendizado de sucesso.




Parece simples, mas quando falamos em educação e instrução em cursos EAD, por exemplo, o assunto se torna mais complexo. Esse “educar” deve permitir que o estudo ocorra com ou sem a presença de um orientador de forma que as necessidades do aluno sejam supridas - o que se torna um grande desafio ao profissional que projeta um curso EAD: compensar essa ausência física pela elaboração de um material de ensino que possibilite o estudo autônomo.


Este é o desafio do Designer Instrucional, que tem que estar comprometido com a efetividade do aprendizado, preocupação com a motivação do aluno e a sua aceitação do conteúdo e novas formas didáticas e metodológicas.